14 de agosto de 2014

Epidemia silenciosa


          Foto: Internet
Depressão não é frescura, preguiça, falta de Deus, falta de vergonha na cara, nem desculpa para não trabalhar. Depressão é doença, grave em alguns estágios, e mata. A cada 40 segundos uma pessoa se mata no mundo por sintomas diretamente ligados à depressão. Isso significa que quando você terminar de ler esse texto, pelo menos duas pessoas terão morrido.*
 
O doente depressivo pode ser aquele seu amigo pessimista que vive reclamando de tudo, aquele seu parente que prefere dormir a fazer qualquer outra coisa ou aquele "chato" que você bloqueou no facebook por que vive postando coisas tristes e dizendo que não aguenta mais. O depressivo, inclusive, pode ser você, talvez não hoje, mas amanhã. O depressivo foi Robin Williams essa semana, Fausto Fanti há semanas atrás, Chorão e Champignon, há quase dois anos e Heath Ledger, no melhor momento de sua carreira. Fora os anônimos e os que se matam aos poucos, dia a dia.
Robin Williams - Reprodução da internet

Segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2030 a depressão será a doença mais comum do mundo superando problemas cardíacos e câncer. Antes disso, em 2020 já será a doença mais incapacitante do mundo gerando custos para o governo e diminuindo a parcela produtiva da população. Hoje, a depressão já mata mais do que a Aids.

Apesar dos números alarmantes, apenas 1/3 das pessoas contam com ajuda profissional para lidar com o problema. Mais de 30% dos casos de depressão evoluem para suicídio. Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas com um diagnóstico adequado, tratamento e principalmente apoio de amigos e familiares. 

Por isso, prestar atenção no seu próximo é essencial. Pessoas deprimidas apresentam mudanças de comportamento claramente perceptíveis a quem está ao seu redor. Afastar-se por que fulano está estranho é negar auxílio a quem precisa. Pesquise, informe-se, peça ajuda para ajudar. Isso pode fazer a diferença na vida de alguém. Pode ser a esperança de vida de alguém. Não desconsidere a dor outro. Sucesso profissional, pessoal, financeiro e amoroso não fazem com que a pessoa esteja imune a essa doença.

E preste atenção em si mesmo, se você perceber possíveis sintomas da doença. PROCURE AJUDA. As pessoas contratam empregadas por não conseguirem arrumar sua bagunça sozinhas, personal trainner e style, por não conseguirem malhar ou se vestirem sozinhas. Então, nada é mais justo e normal do que procurarem um psiquiatra quando não conseguirem lidar sozinhas com a depressão ou qualquer ou transtorno psiquiátrico. Da depressão ao suicídio existe um longo caminho que pode ser interrompido com um tratamento adequado.



Existem grupos excelentes no facebook que dão suporte tanto ao doente quanto a seus familiares, o Centro de Valorização da Vida (CVV) atende por telefone ou pela internet. Procure ajuda, indique esse serviço a alguém ou se disponha a fazer parte desse grupo. O suicídio é um problema de saúde pública e precisa ser enxergado como tal. Acho imprescindível que esse assunto ganhe a mídia, que seja tratado nos meios de comunicação e discutido nas escolas. 

É necessário que casos de suicidas famosos não sejam tratados como exceção por que não o são. Cerca de 5% da população mundial tem depressão, 20% têm, teve ou ainda terá, e de cada 100 pessoas que sofre a doença, 15 se matam. Estamos diante de uma epidemia silenciosa que avança a passos largos e se não soubermos qual é a face do inimigo, fica quase impossível combatê-lo.


*Todos os dados informativos do texto são de pesquisas oficiais da Organização Mundial da Saúde (OMS)








Lara Beatriz tem 24 anos, 1 filha, 2 gatos, 3 cachorros, 1000 paixões e ideias infinitas. É meio jornalista, meio legal, meio perfeita e mãe por inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário