6 de abril de 2015

Carta para receber Amanda

Foto- Gustavo Tissot


Amanda, já faz mais de um mês que te escrevi. Daquele tempo pra cá muitas coisas aconteceram e o BBB acaba daqui algumas horas. Fernando acabou de sair do programa e você e César são finalistas. Hoje estou aqui te reescrevendo e muita gente que me conhece deve pensar: Mas por que a Jéssica insiste em escrever sobre BBB? O que será que feminismo tem a ver com isso? Bom, eu vou tentar falar pra você e pra todo mundo.

Como eu disse na minha primeira carta, eu só comecei a assistir e acompanhar o programa por causa da sua história, por causa de você. Eu aprendi a te defender, sofrer junto e sentir por você como se fosse uma amiga. A televisão faz isso com a gente quando a gente deixa se envolver . Você não é personagem de novela, é mulher real e estava quase todo dia na minha sala e na minha frente sofrendo gaslighting. Gaslighting é uma palavra difícil e a situação de seu significado também. Para quem quiser entender antes de seguir a leitura aqui tem uma explicação e aqui outra. Mas vamos lá Amanda, porque essa carta é para você, mas não é só sobre você. 


Não sei se você vai gostar de ler muita coisa do que vou dizer aqui. Não sei qual será sua reação ao descobrir que o homem que você ama é na verdade seu algoz e que o relacionamento que você viveu aí foi completamente abusivo. E por isso é importante falarmos sobre seu exemplo. Logo você sairá do confinamento e vai ver todas as imagens e notícias sobre Fernando te ofendendo, rindo de você, te enganando e mesmo assim se relacionando com você sabendo o quanto você gosta dele. Na última madrugada ele chorou sozinho e disse que amava Aline, a mulher que ele traiu a confiança e expôs ao se relacionar com você. Enfim, sua mãe e todas as pessoas que gostam de você vão te dizer quem realmente é esse homem. Vai doer. 


Foto- Gustavo Tissoti

Eu sei que você já sofreu muito pela rejeição e deslealdade de alguns homens. Você sempre diz isso, chora por isso e daqui do outro lado nota-se claramente que sua insegurança pessoal e dependência emocional estão ligadas ao que você já passou. Mais uma vez (e eu sinto muito por isso) não será fácil. Agora, além de tudo terá a exposição na mídia, as imagens gravadas, e os julgamentos de milhões de pessoas que vão esperar atitudes e palavras suas. Eu estou aqui te escrevendo para engrossar o coro de que você não está sozinha. Nunca esteve.






Muitas mulheres sofrem e vivem relacionamentos abusivos. Eu tenho certeza que muitas mulheres sentiram raiva ao ver Fernando criticando suas estrias, dizendo para você comer menos, fugindo da sua pergunta sobre ter um relacionamento sério e até chorando para te manipular emocionalmente. Muitas mulheres se enxergaram na TV ao te verem chorar de insegurança e acreditar nesse amor. Gaslighting é diferente de apenas “sofrer por amor”. E é aí é que está a armadilha. É difícil identificar e mais ainda romper esse problema. A mulher vítima do abuso psicológico não enxerga sua condição, e não consegue reagir porque acha que aquilo é o amor que ela merece. 


Eu não sou psicóloga e nem tenho como explicar porque tudo isso acontece e como isso funciona em nossas cabeças. Mas venha cá, você que está lendo esse texto, eu tenho certeza que você já conheceu ou conhece ao menos um caso em que o homem clara ou sutilmente manipula a situação e conduz o relacionamento de forma que a mulher (já insegura) se torna dependente e cega diante da corrente que a prende. Dói escrever tudo isso pra você Amanda. Dói reconhecer-se um pouco ou muito em você, enxergar amigas ou conhecidas. Mulheres tão fantásticas quanto você. Bonitas, inteligentes, verdadeiras, cheias de vida pela frente e de sorrisos que deveriam ocupar o lugar do choro. 

Minutos antes de eu começar a escrever ouvi Fernando dizer em rede nacional que “se expôs muito mais do que expôs Aline”. Além dele nem ter citado como ele te expôs, ele ainda disse e deve acreditar que é a parte mais “exposta” da história. É exatamente assim que homens que praticam gaslighting se sentem: a parte mais importante de qualquer história doa a quem doer. Amanda, isso não é amor. 

Sei que é mais fácil acreditar que ele e todos os outros foram guiados pelo erro, a insegurança e a confusão de sentimentos... Afinal, quem nunca confundiu seus sentimentos por alguém? Quem nunca achou que gostava de duas pessoas ao mesmo tempo? Eu acho até que isso seja possível. Mas nunca, de forma alguma, podemos deixar alguém nos reduzir, nos expôr e nos humilhar em nome dessa "confusão". Você ama Fernando, nós vimos isso e não era novela. Fernando também viu e mesmo assim escolheu te ferir e ferir outra mulher a quem ele disse que amava olhando nos olhos. 

Foto - Gustavo Tissoti

Aqui do outro lado da tela nós identificamos Amandas e Fernandos. É por isso que essa história não é só sua. Não foi só sua. A sua história fomentou discussões sobre muitas coisas que envolvem a vida de uma mulher que encontra um Fernando pelo caminho: insegurança, manipulação, abuso e amor. E tudo isso tem a ver com feminismo sim. Sempre ouvimos por aí “fulana não sai dessa situação porque não quer, só depende dela”. Mas a verdade não é essa. A verdade é que depende de todas nós ajudarmos a fulana a enxergar e sair dessa. A gente te assistiu sem poder te ajudar, mas ver tudo isso em HD e em tempo real talvez tenha nos feito perceber que aqui do lado de fora não podemos mais só assistir passivamente, é preciso ajudar nossas amigas, conhecidas, familiares e aquela moça que chora no banheiro da balada. 

Amanda(s), eu espero que você fique bem e enxergue realmente a mulher incrível e maravilhosa que você é. Continue sendo essa pessoa intensa e apaixonada. Essa é você. Essa às vezes sou eu e somos várias. Acredite, é possível viver assim e ser feliz. Seria pretensão demais tentar dizer o que é o amor, mas um relacionamento que envolve qualquer tipo de violência (e aqui falamos da psicológica) não é sobre amor. Nós acreditamos no amor e acima de tudo acreditamos que amor algum pode nos custar perder o principal: o amor próprio. Descubra esse amor e apaixone-se!






Curta nossa página no facebook e veja abaixo um vídeo sobre relacionamento abusivo:







20 comentários:

  1. Se o Fernando rejeitasse a Amanda vocês iam estar RECLAMANDO do mesmo jeito, a Amanda CORRE demais atrás dele, e ele é HOMEM, do mesmo jeito que ela é mulher e tem suas necessidades.. Claro que ele foi errado em falar que a ama, depois te ter falado que amava a Aline. Mas quem aguenta ter um a AMANDA do seu lado? pqp, ela não largava do pé dele, logico que apareceu um sentimento, pequeno que fosse no fernando, mas bem pequeno. ELA NÃO SAIA DO PÉ DELE! Eu acho que mulher tem que ter atitude sim, ela teve atitude, mas atitude é uma coisa, correr atrás DEMAIS é outra totalmente diferente. Do mesmo modo que ela CHORAVA pelos problemas dela pro Fernando, ele também chorava pra ela.. Não significa que ela estava a manipulando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser homem não é desculpa para traição, há homens que nunca traíram suas esposas como há também mulheres que durante todo o relacionamento traíram os maridos, é muito fácil julgar e culpar ela e dizer que por ser homem ele não teve escolha a não ser aproveitar! Esse tipo de opinião é ridícula! Vai do caráter da pessoa se ela vai ou não trair o parceiro, o gênero não altera isso!

      Excluir
    2. Nossa que comentário pobre e ridículo pelo jeito vc não sabe de nada nem sei pq ta opinando, quer dizer que só ela correu atrás me poupe, quando um não quer dois não brigam, ele usou sim ela pra benefício próprio, usou o fato dela gostar dele e se aproveitou desse sentimento. Da próxima vez faça um comentário decente não fique julgando a atitude de uma mulher que estava frágil e apaixonada e um marmanjo foi la e se aproveitou disso até porque ninguém obrigou ele a ir dormir no quarto do líder com ela.

      Excluir
    3. O mais errado foi ele na historia toda , ela nao tem culpa de gostar de alguém alias ninguem tem culpa disso , simplesmente aconteçeu , e ele se aproveito de tudo isso , rejeitou ela e depois simplesmente voltou na maior cara de pau , dizendo que tb gostava dela . o fernando não um tipo de homem no qual as mulheres mereçem , ele diz eu te amo pra uma mais por vontades proprias ele acaba durmindo com outra ? eu como homem achei ridiculo isso . até porque homem de verdade não ilude pessoas so pra se satisfazer .

      Excluir
  2. Essa pessoa aí de cima não assistia ao programa, né? Ou então está lembrando somente do que é conveniente. Por diversas vezes foi o Fernando quem foi atrás da Amanda. Aliás, quem retomou o contato entre eles após a saída da Aline foi ele mesmo, ao chamá-la para o cinema do líder, já que a relação deles estava abalada e praticamente inexistia naquele momento. Só uma pessoa muito ingênua é capaz de acreditar nas palavras dele de que se reaproximou dela sem nenhuma segunda intenção, apenas pq se sentia mal com aquela situação. Chega de colocar a culpa nas mulheres. Se ele amasse tanto a Aline quanto disse que amava, ele não teria ficado com a Amanda. A questão não é a Amanda "se jogando" em cima dele. A questão é o caráter dele. Ele mesmo admitiu que NUNCA foi fiel em um relacionamento, NUNCA respeitou mulher alguma. Não foi um deslize de um momento, um lapso. Se o problema fosse só a Amanda, isso não seria uma constante na vida dele. E outra: nenhum homem precisa de uma mulher se jogando em cima pra trair, porque a maioria procura a traição. Não é à toa que, nos bordéis, a maior parte dos clientes é composta por homens casados.
    Enfim, a Amanda, com as atitudes dela de correr atrás de um homem babaca que a trata mal, só prejudica a si mesma. Ela está cegamente apaixonada e é incapaz de enxergar isso nesse momento. Já o Fernando prejudicou várias pessoas com as babaquices dele. Não entendo porque as pessoas sentem tanta raiva da Amanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente!

      Excluir
    2. As pessoas sentem raiva do Fernando tanto que o canalha saiu com rejeição e a Amanda conseguiu pelo menos o 2º lugar. Ou seja, a falta de auto estima, insegurança de Amanda realmente incomodava o público mas ela tinha suas qualidades como mulher, poderia ter ganho o BBB se não tivesse se rebaixado tanto por um amor falido do Fernando. Mas enfim, repetindo... Ela conseguiu um 2º lugar, muita gente gosta dela. Já o Fernando, se vc não percebeu, não tá com moral nenhuma entre o público. O povo queria ver ele fora da casa o mais rápido possível. Att, Lohaine

      Excluir
  3. Difícil é conseguir se libertar deste tipo de "homens" por que por séculos nos mulheres fomos, melhor eramos ensinadas a ser aquela mulher submissa, obediente e a aceitar relacionamentos ao qual cônjuge eram infiéis, agressivo e machistas. Precisamos nos libertar dessa corrente desse vício que vem de vários séculos...

    ResponderExcluir
  4. Esse tipo de mulher é o que os homens odeiam... ciumentas, possessivas, dependentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena que as mulheres tenham que gostar e idealizar homens que as manipulam, ditam regras sobre seu corpo / pensamento e atitudes! Que todas sejam livres! Ciume e possessividade está também muito presente nos homens, que acham que mulher não pode ter amigo, sair sozinha e acha que manda nelas. Não deslegitime algo.

      Excluir
  5. Torcida por amanda!!! acho que nao vai ganhar mas torço por ela...pelo que ela viveu la

    ResponderExcluir
  6. Ridiculo em ?
    Alguém lembra do começo do programa ? Que o cara nem procurar a tal da Amanda procurou e ela simplesmente deitou na cama do cara sem saber se ele queria ? O cara foi educado com a mulher e ela achou que tinha virado dona, que tinha arrumado mais uma propriedade. Ele correu dela no começo igual o diabo fugindo da cruz e a mulher não parava de encebar! Não tem jeito, homem percebe sim quando a mulher tem interesse e o mais chato de tudo é quando o cara não é o típico grosso sem educação que manda a mina sair andando pq não quer nada com ela, trata bem e depois tem que aguentar a babação da mina. Chato pra bossst*.
    Fora que ainda teve o fato dela se juntar com a Angélica,thamires e talita pra tentar eliminar a Aline e/ou o Fernando, colocando os dois no paredão a todo custo, recalcada até falar chega, não suportou os nãos que ouviu, ficou com o SUPER EGO FEMININO ferido, aquela sensação de ser irrecusável, a mulher indispensável pra lá de destruída. CHATA DE MAIS!
    ela era uma criança inocente ? ela sabia muito bem com quem estava lidando pô, colocar ela como uma mera manipulada é desonestidade de mais e destruir a moral de um cara só por causa de ego ferido feminino é pior ainda, parecem criancinhas pirraçando pq não ganhou o mesmo brinquedo do filho do vizinho, infantilidade de mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ué, e o Fernando não fez nada de errado né? Existe sim pessoas que realmente não tem noção de espaço e de controle, isso é ruim sim mass é pior ainda depois de ter rejeitado alguém se reaproximar dela só para usa-la. Depois que ele começou a namorar a Aline, a Amanda se afastou dele, e isso você não fala né. Sabe porque o ego dela foi ferido? Porque nessa sociedade nós ~mulherxs~ temos que brigar entre si pra macho. Falar sobre algo que tu não passou que é DESONESTIDADE. Ninguém disse que ela é ~inocente~ e sim que ela foi manipulada por um falso amor. Alertar as mulheres sobre relacionamentos abusivos não é infantilidade. Aposto que sobre isso você também não passou, então não seja levian@. :)

      Excluir
    3. De jeito nenhum Amanda foi manipulada, usada!!! Para por favor, ela tinha plena consciência disso, ela deve se tratar, e parar de implorar amor! E se fingir de coitadinha!!! Já tive vários relacionamentos, fui trocada e nem por isso deixei de ter "AMOR PRÓPRIO" me humilhei!!! "AMANDA VAI PROCURAR TRATAMENTO!

      Excluir
    4. Concordo plenamente!!!

      Excluir
    5. Juciely, uma coisa é não ter noção de espaço, outra coisa é a pessoa ficar cercando, marcando em cima com palavras, difamação e olhares e ó, não existe isso de não ter controle não em ? Se não tem controle sobre sí deveria estar afastada do convívio social e não confinada em uma casa com mais pessoas.
      Outra dica: ninguém usa ninguém, ele não a obrigou a ficar com ele e ela não é nem criança e nem incapaz. Ela queria o que ? Se relacionar com ele ? Conseguiu , não ? Beijou, transou e ponto. Houve consenso entre os dois e ninguém obrigou ninguém a nada. Se ela não sabe distinguir quando um homem é simplesmente educado com ela e sai se apaixonando é problema dela , ele não tem culpa disso, só que eu no lugar dele partiria pra falta de educação e abriria a boca e falar com ela assim: rala, não tô afim de nada com você, então caça seu rumo.
      O cara teve que jurar pra mulher em menos de uma semana de programa que não ia ficar com ninguém só pra ela ficar com o ego dela intacto, como quem diz "se não ficar comigo,não fique com ninguém", porr*, dá licença. Aí o cara sai como o mal caráter pq se sentiu atraído pela Aline e decidiu ir em frente. Na moral, quem foi mal caráter nessa história ?
      Ela se afastou dele ? A mulher se juntou a metade da casa pra difamar os dois, colocou ambos no paredão todas as vezes que teve oportunidade, xingou a tal da Aline de graça e ainda sai como coitada ?
      O ego dela só saiu ferido pq ela é egolatra , se acha uma mulher irrecusável ," maravilhosa" como ela mesmo disse.
      Brigam entre sí por homem pq querem, tem homem pra caralho por aí dando sopa e ai querem os que vocês acham que estão "a altura de vocês", se acham muito pra alguns e querem um a qual vocês não estejam a altura considerando principalmente beleza física e condição financeira. Na casa tinha cezar,adrilles,luan e mais alguns outros caras e imagina em quem ela foi ? Então ficou elas por elas filha, tudo em casa.
      Relacionamento abusivo teria sido se ele na vontade de ficar com Aline, não ficasse com ela só pra amanda não ficar com o super ego feminino ferido ou tivesse ficado com ela só pq ela tava afim dele e isso não fosse recíproco.
      Mas o Fernando como um bom adulto, fez o que tava com vontade e sem machucar ninguém... E ainda deu explicações pra dita cuja. Ela deveria ter baixado a bola e mirar no jogo dela, não ficar perturbando .

      Excluir
  7. Aí o cara que é o oposto deste canalha, valoriza, fala bem, faz de tudo pra mulher se sentir amada é traído ou trocado pelo primeiro que faz o inverso disso. Pq vcs nunca falam a realidade hein gurias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque essa realidade não é uma realidade apenas feita pelo publico feminino. Ou é? homens tb não trocam suas namorad@as?

      Excluir
  8. Eu achei o vídeo anexo absolutamente perfeito!! Sobre o texto e o caso "Amanda e Fernando", eu acho o seguinte: sobre o Fernando, concordo com tudo, acho até que pegaram leve com o cara, afinal, as falhas dele foram várias e em vários aspectos; mas sobre a Amanda, não creio que tenha sido apenas vítima e que seja tão incrível como diz no texto. 2 exemplos: 1º exemplo - em certa ocasião na casa a Amanda diz: SE O CARA DIVIDIR A CONTA DO RESTAURANTE EU NÃO SAIO NUNCA MAIS COM ELE. 2º exemplo - em outra ocasião ela relata como era o relacionamento que ela tinha com um cara agressivo, e que em um dia ele a empurrou com violência de dentro do carro. Bom, isso tudo foi relatado por ela de maneira absolutamente consciente. Um cara agressivo "pode", um cara que divide a conta "não pode". Perceba as escolhas dela? São escolhas conscientes, por mais que a sociedade machista influencie no nosso modo de pensar. Tanto homens quanto mulheres, muitas vezes, escolhem pessoas "babacas" para ficarem ao seu lado. Essas aspas estão aí pra gente pensar se realmente são babacas ou se, na verdade, nós atraímos aquilo que vibramos.

    ResponderExcluir