27 de fevereiro de 2015

Carta aberta para Amanda - BBB 15

Amanda no BBB - Foto da internet

Oi Amanda. Você não me conhece, mas sei que você não anda bem e por isso resolvi te escrever. Não tenho assistido BBB, mas é impossível ignorar o que acontece no programa com a cobertura paralela das redes sociais. Antes que eu te diga o que preciso dizer, é preciso explicar resumidamente para quem lê o que cerca sua participação nessa edição. Logo nos primeiros dias você se envolveu com Fernando. Vocês nem se beijaram, mas houve uma aproximação de ambas as partes. Mas depois que Aline entrou na casa, Fernando se encantou por ela e eles formaram um casal. Eu poderia entrar nos detalhes e nas milhares de ressalvas a fazer sobre como essa situação toda se desenrolou até aqui, mas vou resumir.

O BBB é um “reality show” e é bem controversa e relativa a forma como dosam a quantidade de reality e de show nisso tudo. Triângulos amorosos e rivalidade entre mulheres sempre rendeu audiência e consequentemente, muito dinheiro ao BBB. É o “roteiro perfeito” e nessa edição ficou muito claro todo o circo que criaram em volta disso ao te colocarem no centro do picadeiro. 

Fernando é visto como o “macho alfa” da casa. O cara forte, sensual, conquistador e poderoso. Você e Aline são duas mulheres lindas e mesmo isso não tendo acontecido de fato, ficaram rotuladas como inimigas por competirem por esse cara. Na competição, ela “venceu” e você ficou taxada como recalcada e rejeitada. Eu já li muitos absurdos internet a fora, inclusive o de que Fernando “escolheu” Aline porque ela é mais bonita. É, como se vocês fossem produtos numa prateleira e estivessem a serviço desse homem que pode escolher quem quer, diferente de vocês, mulheres. E o que seria ser mais bonita né? Mais magra, mais loira, mais alta? Mais...dentro do padrão que nos vendem sobre o que é ser bonita. E é aí que eu quero chegar. 


Hoje fiquei triste ao ver essa notícia . Você chorou por achar que Fernando te rejeitou por você ser feia e gorda. Sabe Amanda, eu não conheço sua história, não sei pelo que você já passou, como os homens já te trataram e nem como você absorveu toda essa coisa que nos ensinam sobre padrões de beleza e como devemos ser.  Mas eu queria estar aí do seu lado para conversar com você sobre várias coisas e te dar um abraço. Não só pra te dizer que você não é feia e nem gorda, e mesmo que fosse gorda isso não te faria feia ou menos que qualquer outra mulher. 





A primeira coisa que eu te diria é que o Fernando não é um cara admirável. Você não sabe o que ele andou dizendo aí dentro e nem fazendo aqui fora, antes da casa. Eu queria poder te contar essas coisas. Sei que nós somos criadas para achar que estamos aqui para sermos “escolhidas” ou desejadas por um cara como ele. Mas não, nós estamos aqui para sermos nós mesmas e fazermos nossas escolhas. O cara certo é o que te respeita, te apoia e te ama do jeito que você é. Nem você e nem mulher alguma merece um homem que é capaz de rir de deboche enquanto diz que agrediria uma mulher

A segunda coisa que eu te diria é que você é linda sim! Tudo em você é lindo e no dia que você perceber isso vai descobrir o quão poderosa você é. Sua beleza em nada tem a ver só com o seu corpo, seu cabelo, seu sorriso, seus olhos e cada parte de ti que você deve amar e respeitar. Seu valor não está no que te dizem ser ou não bonito em você. E mais, sua beleza física não está a serviço de homem algum. Nunca deixe que te façam acreditar nisso. 


Sei que você tem trauma por causa das suas olheiras e estou vendo daqui o quanto as pessoas podem ser cruéis ao fazer piada com algo que te faz sofrer. Como eu já disse, não sei pelo que você já passou e pode parecer fácil eu só falar, mas insisto em dizer que você deve enxergar o que realmente aparece no espelho quando você está de frente pra ele. Mas mais que isso, enxergue em você o que ele não mostra e vai perceber que essas pessoas e suas ofensas são pequenas diante de ti, do teu poder. 

Foto da internet
Eu vou seguir te acompanhando de longe, só pelo que postam nas redes sociais. Assistir BBB me dá raiva, pois são tantos absurdos perpetuados em nome do lucro de uma empresa que eu já não consigo mais. Mas estou torcendo por você, para que sua reviravolta seja digna da mulher que você é: forte e poderosa. É claro que sair daí com um milhão a mais faz diferença e eu torço para que saia. Mas o que espero mesmo não tem preço, ver você e tantas outras mulheres reconhecendo seu valor e não deixando que homem algum ou qualquer situação destrua seu poder e auto estima. Isso não é só sobre você, é sobre todas nós.  


Manda beijinho no ombro e se ame Amanda!

Curta nossa página no facebook. Conheça também o projeto Empodere duas mulheres

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Concordo e torço por ela, pois a Amanda representa a nós mulheres reais

    ResponderExcluir